(81) 3241.5053

CÂNCER DE VAGINA

Existem vários tipos de câncer de vagina:

•Carcinoma de Células Escamosas
Cerca de 70% dos cânceres de vagina são carcinomas de células escamosas. Este tipo de câncer se inicia nas células escamosas que compõem o revestimento epitelial da vagina, são mais comuns na parte superior da vagina, próximo ao colo do útero e tem desenvolvimento lento. Inicialmente, algumas células normais da vagina sofrem alterações pré-cancerígenas, em seguida, algumas destas células se transformam em células cancerígenas, num processo que pode levar vários anos.

O termo clínico mais frequentemente utilizado para esta condição pré-cancerígena é neoplasia intraepitelial vaginal. O termo intraepitelial significa que as células anormais são encontradas apenas na camada superficial da vagina (epitélio). Existem três tipos de neoplasias intra-epiteliais, com três graus de progressão, que indica o quanto se aproxima de um câncer. A neoplasia intraepitelial é mais comum em mulheres que fizeram histerectomia e nas que já foram tratadas para câncer de colo de útero ou lesão pré-cancerígena.

•Adenocarcinoma
Os tumores que começam nas células glandulares são denominados adenocarcinomas e representam 15% dos casos dos cânceres de vagina. O tipo mais comum de adenocarcinoma vaginal se desenvolve em mulheres com mais de 50 anos. O adenocarcinoma de células claras ocorre mais frequentemente em mulheres jovens que foram expostas ao dietilestilbestrol no útero (quando estavam no ventre materno).

•Melanoma
Os melanomas se desenvolvem a partir das células produtoras do pigmento que dão cor à pele. Estes tumores são usualmente encontrados em áreas da pele expostas ao sol, mas podem formar-se na vagina ou outros órgãos internos. Cerca de 9% dos casos de câncer de vagina são melanomas. O melanoma tende a afetar a parte inferior ou exterior da vagina, variando em tamanho, cor e padrão de crescimento.

•Sarcoma
O sarcoma é um tipo de câncer que começa nas células dos ossos, músculos ou tecido conjuntivo. Até 4% dos casos de câncer de vagina são sarcomas. Estes tumores se formam no fundo da parede da vagina, e não em sua superfície. Existem vários tipos de sarcomas vaginais. O rabdomiossarcoma é o tipo mais comum de sarcoma vaginal, mais frequentemente encontrado em crianças. O leiomiossarcoma é visto com mais frequência em adultos, principalmente em mulheres com mais de 50 anos.

•Outros Tipos

Os tumores da vagina são muito menos comuns do que os cânceres que começam em outros órgãos como, colo do útero, corpo do útero, reto ou bexiga, e se disseminam para a vagina. Além disso, um câncer que envolve tanto o colo do útero e a vagina é considerado um câncer de colo de útero. Da mesma forma, se a doença envolver tanto a vulva e a vagina, é considerado câncer de vulva.



  Voltar

CONVÊNIOS

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao atendimento de seu convênio, por favor entre em contato pelo telefone (81) 3241.5053.