(81) 3241.5053

CÂNCER DE VULVA

O câncer de vulva é uma neoplasia rara, que corresponde a menos de 1% das neoplasias malignas da mulher sendo responsável por 3-5% das neoplasias malignas do trato genital feminino. Apresentando maior incidência em mulheres com 70 anos ou mais.

Os principais tipos de câncer de vulva são:

•Carcinomas de Células Escamosas
A maioria dos cânceres de vulva são carcinomas de células escamosas. Este tipo de câncer se inicia nas células escamosas, o principal tipo de células da pele. O carcinoma verrucoso é um subtipo de carcinoma de células escamosas de crescimento lento. Este câncer parece ser uma verruga grande e uma biópsia é necessária para determinar se é benigna (ou não). Este tipo de câncer de vulva tende a ter um bom prognóstico.

•Adenocarcinoma
O câncer que se inicia nas células glandulares é denominado adenocarcinoma. Cerca de 8% dos cânceres de vulva são adenocarcinomas. Os adenocarcinomas vulvares frequentemente começam nas células das glândulas de Bartholin. Estas glândulas são encontradas apenas no interior da abertura da vagina. Um câncer da glândula de Bartholin é facilmente confundido com um cisto (acúmulo de líquido na glândula), retardando o diagnóstico e tratamento corretos. Os adenocarcinomas também podem se formar nas glândulas sudoríparas da pele da vulva.

A doença de Paget da vulva é uma condição na quais células de adenocarcinoma são encontradas na camada superior da pele. Até 25% das pacientes com a doença de Paget vulvar têm também um adenocarcinoma invasivo vulvar, na glândula de Bartholin ou nas glândulas sudoríparas. Nas demais pacientes, as células cancerígenas são encontradas apenas na camada superior da pele.

•Melanoma
Os melanomas se desenvolvem a partir das células produtoras do pigmento que dá cor à pele. Eles são muito mais comuns em áreas da pele expostas ao sol, mas também podem se iniciar em outras áreas, como a vulva. Cerca de 5% dos melanomas em mulheres ocorrem na vulva, geralmente nos lábios menores e no clitóris.

•Sarcoma
O sarcoma é um câncer que começa nas células ósseas, musculares ou tecido conjuntivo. Menos de 2% dos casos de câncer de vulva são sarcomas. Ao contrário de outros tipos de câncer da vulva, os sarcomas vulvares podem ocorrer em mulheres em qualquer idade, inclusive na infância.

•Carcinoma Basocelular
O carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele, é mais frequentemente encontrado em áreas da pele expostas ao sol, raramente ocorre na vulva.



  Voltar

CONVÊNIOS

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao atendimento de seu convênio, por favor entre em contato pelo telefone (81) 3241.5053.